Ogum - | Templo E. Pai Oxoce |

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Ogum


Ogum é o sinônimo de Lei Maior, Ordenação Divina e retidão, porque é gerado na qualidade ordenadora do divino Criador. Seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão, a emoção e a ordenação dos processos e dos procedimentos dos seres em todos os sentidos.

Onde estiver um Ogum, lá estarão os olhos da Lei, mesmo que seja um "Caboclo de Ogum", avesso às condutas liberais dos frequentadores das tendas de Umbanda, sempre atento ao desenrolar dos trabalhos realizados, tanto pelos médiuns quanto pelos espíritos incorporadores.

Ogum pode se manifestar em diversas modalidades ou falanges, como ritual executado das águas, das almas, da terra, da linha de Caboclos, de Ogum Iara, Ogum de Ronda, Ogum Sete Espadas, Beira-Mar, etc.
Ele é o senhor das encruzilhadas, aquele que abre todos os caminhos, protege as pessoas em locais perigosos, dominando a rua com o auxílio dos Exus, os reis das encruzilhadas.

Sincretismo

Gêge: Gu
Nagô: Ogum
Angola: Inkossi / Mucumbe
Catolicismo: Santo Antônio (BA) / São Jorge (SP - RJ - PA)

Saudações

Ogum Yê, meu pai!
Gessé Gessé Patacuri Ogum Yê


Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto.

Os homens e mulheres que têm Ogum como seu Orixá de cabeça, vão ter comportamentos diferentes, de acordo com os segundos e terceiros Orixás que os influencia ajuntós (adjutores). De qualquer forma , terão alguns traços comuns: são conquistadores, incapazes de fixar-se num mesmo lugar, gostando de temas e assuntos novos, conseqüentemente apaixonados por viagens, mudanças de endereço e de cidade. Um trabalho que exija rotina, tornará um filho de Ogum um desajustado e amargo. São apreciadores das novidades tecnológicas, são pessoas curiosas e resistentes, com grande capacidade de concentração no objetivo em pauta; a coragem é muito grande, a franqueza absoluta, chegando mesmo à falta de tato.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal