Free Hosting

Free Web Hosting with PHP, MySQL, Apache, FTP and more.
Get your Free SubDOMAIN you.6te.net or you.eu5.org or...
Create your account NOW at http://www.freewebhostingarea.com.

Cheap Domains

Cheap Domains
starting at $2.99/year

check

Omulú / Obaluayê - | Templo E. Pai Oxoce |

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Omulú / Obaluayê


Omulú

Deus tanto cria e gera quanto paralisa a criação que não mais atende aos Seus desígnios e à Sua vontade.

E aí surge Omulú, divindade unigênita, gerada nessa qualidade de Olorum, que o tornou em si mesmo esse seu recurso paralisador de toda a criação ou geração desvirtuada.

Omulú é o Orixá que rege a morte ou o instante da passagem do plano material para o espiritual (desencarne).

Se Omulú rege o "cemitério" e os espíritos dos "mortos", é porque esses espíritos atentaram contra a vida ou algum dos seus sentidos. Logo, só deve temê-lo quem assim proceder, pois aí, queira ou não, será alcançado por sua irradiação paralisadora que atuará cobre seu magnetismo e o enviará a um meio onde só seus afins desequilibrados vivem.

A cada um segundo seu merecimento, é o que diz a lei. Lá o mistério Omulú aplica esse princípio em seu aspecto negativo e o define assim: "A cada um, segundo seus atos; se positivos, que sejam conduzidos à luz da vida, mas, se negativos, que sejam arrastados para os sombrios domínios da morte dos sentidos e dos sentimentos desvirtuados da vida".

Omulú é o guardião divino dos espíritos caídos.

O Orixá Omulú guarda para Olorum todos os espíritos que fraquejaram durante sua jornada carnal e entregaram-se aos seus vícios emocionais. Mas ele não pune ou castiga ninguém, pois essas ações são atributos da lei divina.

Sincretismo

Gêge: Poligobi
Nagô: Xapanã / Omulú
Angola: Kafungegi
Catolicismo: São Lázaro

Saudações

Atôtô, meu senhor! (Peço quietude, meu pai!)


Obaluayê

Obaluayê é o Orixá que atua na evolução, e seu campo preferencial é aquele que sinaliza as passagens de um nível vibratório ou estágio da evolução para outro.
Obaluayê está em todas as outras qualidades divinas, como a estabilidade ou a eternidade de cada uma delas e como a mobilidade ou atuação delas em tudo que existe.

Na Umbanda, Obaluayê é evocado como Senhor das Almas, dos meios aceleradores da evolução delas, e todos sentem uma calma e um bem estar incrível quando um ser natural de Obaluayê baixa em um médium e gira no templo, pois ele traz em si a estabilidade, a calmaria, mas também traz a vontade de avançar, de seguir adiante.

Obaluayê é também um Orixá Curador. E a Linha das Almas ou Correntes dos Pretos-Velhos é regida por ele, o qual podemos vislumbrar quando conversamos com os espíritos dessa corrente. Estes nos transmitem paz, confiança e esperança, e, quando os deixamos, após consultá-los, temos a impressão de que tudo se transformou e nos sentimos bem.

Obaluayê é o "Senhor das Passagens" de um plano para outro, de uma dimensão para outra, e mesmo do espírito para a carne e vice e versa. É o mistério Obaluayê que reduz o corpo plasmático do espírito até que fique do tamanho do corpo carnal alojado no útero materno. Nessa redução, o espírito assume todas as características e feições do seu novo corpo carnal, já formado.

Esperamos que os umbandistas deixem de temê-lo e passem a amá-lo e adorá-lo pelo que realmente ele é, "um Trono Divino", que cuida da evolução dos seres, das criaturas e das espécies, e esqueçam as abstrações dos que se apegaram a alguns de seus aspectos negativos e os usam para assustar seus semelhantes.

Sincretismo

Gêge: Sapatá
Nagô: Obaluayê
Angola: Kajanja / Kaviungo
Catolicismo: São Lázaro / São Roque

Saudações

Ajuberô, Atô tô!
Atô tô! (Silêncio!)

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal