Free Hosting

Free Web Hosting with PHP, MySQL, Apache, FTP and more.
Get your Free SubDOMAIN you.6te.net or you.eu5.org or...
Create your account NOW at http://www.freewebhostingarea.com.

Cheap Domains

Cheap Domains
starting at $2.99/year

check

Oxum - | Templo E. Pai Oxoce |

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Oxum


Oxum é o Trono Natural irradiador do amor divino e da concepção da vida em todos os sentidos.  Como "Mãe da Concepção", estimula a união matrimonial e, como "Trono Mineral", favorece a conquista da riqueza espiritual e a abundância material.

Está em tudo o que Deus criou. Ela é tida como o Orixás do amor, do coração ou da concepção, porque é em si mesma o amor divino e o manifesta a partir de si mesma, dando origem às agregações. A partir da agregações, Oxum dá origem à concepção das coisas, já que ela é a própria concepção divina como qualidade do divino Criador, que individualizou essa qualidade nela, sua divindade do amor que agrega e concebe.

Oxum desperta o amor nos seres, agrega-os e dá início à concepção da própria vida. Por isso, é tida como a divindade que rege a sexualidade, pois é, por seu intermédio, que a vida é concebida na carne, mutiplicando-se.
Tudo o que se liga no Universo só se liga por causa do magnetismo agregador de Oxum. Ela está em todas as outras qualidades de Deus, nos sentimentos, na Criação, nos seres, nas criaturas e nas espécies.

Sincretismo

Gêge: Axiri
Nagô: Oxum
Angola: Dandalunda
Catolicismo: Nossa Senhora Aparecida

Saudações

Ora Yê iê, ô! (Olha por nós, Mãezinha!)


O arquétipo psicológico associado a Oxum se aproxima da imagem que se tem de um rio, das águas que são seu elemento; aparência da calma que pode esconder correntes, buracos no fundo, grutas - tudo que não é nem reto nem direto, mas pouco claro em termos de forma, cheio de meandros. Os filhos de Oxum preferem contornar habilmente um obstáculo a enfrentá-lo diretamente, por isso mesmo, são muito persistentes no que buscam, tendo objetivos fortemente delineados, chegando mesmo a ser incrivelmente teimosos e obstinados.
A imagem doce, que esconde uma determinação forte e uma ambição bastante marcante, colabora a tendência que os filhos de Oxum têm para engordar; gostam da vida social, das festas e dos prazeres em geral.

O sexo é importante para os filhos de Oxum. Eles tendem a ter uma vida sexual intensa e significativa, mas diferente dos filhos de Yansã ou Ogum.

Os filhos de Oxum são mais discretos, pois, assim como apreciam o destaque social, temem os escândalos ou qualquer coisa que possa denegrir a imagem de inofensivos, bondosos, que constroem cautelosamente.
Na verdade os filhos de Oxum são narcisistas demais para gostarem muito de alguém que não eles próprios – mas sua facilidade para a doçura, sensualidade e carinho pode fazer com que pareçam os seres mais apaixonados e dedicados do mundo.

Faz parte do tipo, uma certa preguiça coquete, uma ironia persistente porém discreta e, na aparência, apenas inconseqüente. O arquétipo de Oxum é o das mulheres graciosas e elegantes, com paixão pelas jóias, perfumes e vestimentas caras.
Até um dos defeitos mais comuns associados à superficialidade de Oxum é compreensível como manifestação mais profunda: seus filhos tendem a ser fofoqueiros, mas não pelo mero prazer de falar e contar os segredos dos outros, mas porque essa é a única maneira de terem informações em troca.

 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal